Seminário: Racismo, Preconceito e Desconhecimento

Contribuir para a discussão da temática da discriminação, do racismo e da vulnerabilidade social. É com esse objetivo que o Setor de Serviço Social do Hospital da Restauração, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realiza, na próxima quinta-feira (10/11), no auditório do hospital, o seminário Racismo, Preconceito, Desconhecimento: Qual é o Xis da Questão?

A escolha de 2011 pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional Para os Povos Afrodescendentes e a proximidade do dia da Consciência Negra (20/11) oportunizaram a realização do evento. Os profissionais de Serviço Social querem discutir a fragilidade técnica e política das unidades de saúde nas questões referentes à discriminação e ao preconceito. Citam, por exemplo, o preenchimento dos cadastros institucionais, quando existe uma grande preocupação de não constranger o informante.

A programação do Seminário começa às 14h com a exposição do tema principal com as debatedoras Valdenice José Raimundo e Teresa Vital; às 15h20 – Desafios, Proporções e Perspectivas (Marinete Arruda e Rosilene Rodrigues dos Santos). Fechando o ciclo de debates, Maria de Jesus Moura abordará o tema Limites e Possibilidades da População Afrodescendente em Pernambuco. No encerramento haverá apresentação cultural da Casa Menina Mulher.

SERVIÇO:

As inscrições poderão ser feitas no auditório do HR antes do início do Seminário. São 120 vagas (90 para profissionais e 30 para estudantes). O ingresso será a doação de uma boneca que poderá ser adquirida no estande da Bonec@s de Pano, na entrada social do HR. As bonecas arrecadadas serão doadas para crianças internadas no Setor de Pediatria do Hospital da Restauração.

(Jussania Maria)

Veja a Programação